quinta-feira, 16 de abril de 2015

Coração de estudante

Há cerca de três anos, eu venho tendo um pesadelo recorrente. Estou de volta à escola. Descubro que fui reprovada em geografia ou matemática e preciso voltar até a sexta série. Mas não basta refazer apenas a matéria na qual fui reprovada. Preciso refazer todas as matérias e todas as séries da sexta em diante.   No meio do pesadelo, começo a ficar muito tensa porque "já sou velha, e agora, não me formei, ainda tenho tanto que estudar, como vou arrumar um emprego???". E, ainda dormindo, me lembro que já terminei a escola, que já sou formada, que já passei por todas as etapas, que não sou obrigada a fazer tudo de novo. E, sabendo disso, tento fugir da escola. Mas não consigo. Me perco em escadas infinitas e corredores escuros. Ao tentar encontrar a saída, esbarro em  estudantes uniformizados e sem rostos. Acordo assustada, com taquicardia, e com Chiquinho e Micaela me encarando espantados.

Ultimamente, o roteiro mudou um pouco. Eu escolho voltar à escola. Eu escolho  refazer o ensino médio. E escolho isso tudo porque quero melhorar minhas notas. Mas eis que no meio desse esforço de rehab de notas juvenis, começo a achar isso tudo uma bobagem e resolvo desistir. E é aí que o pesadelo realmente começa. Eu não posso desistir. Tenho que ir até o final e fazer todo o ensino médio de novo. É uma escolha no melhor estilo "ajoelhou tem que rezar" .E aí o desespero toma conta de mim. E acordo assustada,  com taquicardia, e com Chiquinho e Micaela me encarando espantados.

E uma nova versão aparece. Mas dessa vez a escola está bem diferente. Nada de corredores escuros, estudantes sem rostos e escadas intermináveis. Em vez disso, os estudantes não só têm rostos, como são lindos e amáveis. A escola tem muita luz e muitas cores espalhadas em pincéis, lápis, papéis, revistas e tintas. E eu também estou diferente, sem me preocupar com provas e notas, sem tentativas de fugas, sem desespero. Não luto mais pra escapar desse sonho, que não se transforma em pesadelo. E o melhor de tudo é que nem preciso, pois não estou mais dormindo. Estou bem acordada, e aprendendo bastante. Pois é, sou estudante de novo e esse enredo tão mais colorido e interessante que aquele que habitava meus pesadelos recebe o nome de Moda. 

Um comentário:

Obrigada pela visitinha à minha petite maison :)