segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A onça pelada e o boi que se chamava Aniversário





Quando eu era criança eu conheci uma onça sem pele e um touro que confundiu leite com pimenta.

Com a onça, aconteceu assim: Um menino, quase rapaz, saiu pra caçar passarinhos. Esse mesmo menino havia encontrado, uns dias antes, uma espingarda. Não me pergunte como nem onde, porque disso eu nada sei. O que eu sei é que o menino tinha espingarda mas não tinha munição. Inventivo que era, o menino mexeu tanto que fez com que a espingarda cuspisse pregos em vez de balas. Não sei qual era o nome dessa engenhoca, mas acho que deveria se chamar espinprega. Pra sua intenção, que era caçar pásssaros, a espinprega dava conta do recado. Então esse mocinho foi andando, e distraído com os passarinhos, foi se embrenhando cada vez mais na mata. Até que ele viu uma onça. Ela tava ali, bem pertinho, de costas pro menino, mas dava pra ver muito bem o seu rabo. Ele nem quis dar a chance dela virar, empunhou a espinprega e lançou um prego na direção da danada. Foi certeiro, agarrou bem no rabo dela. A bichinha, com o susto, saiu correndo. Mas a pele dela ficou, presa no prego, caída na mata.

Já com o touro foi uma outra história. Uma família criava um bezerrinho dentro de casa. Tratava com muito carinho, como um bebê. E até davam leitinho quente na mamadeira pra ele. Mas o bezerro foi crescendo, crescendo e virou um touro. E esse touro não cabia  dentro da casa. Era assim: quando ele entrava na casa, o resto da família tinha que sair e vice-versa. Já estava ficando muito cansativo esse revezamento, e a família teve que levar o touro para uma fazenda bem, bem, bem longe. O touro se debulhou em lágrimas quando viu que não voltaria para casa com a sua família. Depois das despedidas, ele até que tentou ser um touro de fazenda. Pastou, fez cara de mau, deu coices, berrou. Mas nada adiantava, ele sentia muita saudade. Um dia, ele resolveu fugir. E andou muito, muito mesmo até encontrar a sua casa. No momento em que avistou sua velha casinha, ele ficou tão feliz que saiu correndo, abriu a porta da cozinha e foi entrando. Viu uma garrafinha em cima da mesa e lembrou de como era gostoso tomar mamadeira quando era um bezerrinho. Ele abocanhou com vontade aquela garrafa, e virou, bebendo tudo de um gole. Só que a garrafa não tinha leite, tinha era pimenta!!  E depois de mamar a pimenta, o boi saiu correndo. Dizem que corre até hoje. O nome desse boi é Aniversário.





Essas histórias eu conheço desde pequenininha. E quem me contou foi meu Tio Juca. Esse que tá ai na foto, fazendo pose de galã na casa em que a gente morava. Hoje, dia 19 de agosto, seria o aniversário dele. Não sei quantos anos ele faria, só sei que a saudade dele nunca acaba de tão grande que é.

Um comentário:

Obrigada pela visitinha à minha petite maison :)