quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Três filmes, três cenas, a mesma lógica



Cena 1

Diálogo entre três adolescentes meninas

Adolescente 1: Porque você transou no primeiro encontro?
Adolescente 2: Porque eu estava bêbada
Adolescente 3: Isso não justifica
Adolescente 1: E porque você deixou ele filmar com o celular?
Adolescente 2: Eu não sabia que ele ia espalhar para toda a escola
Adolescente 3: Você achou que ele faria o que?

Cena 2 

Diálogo entre um casal de namorados

Namorado: Você engravidou porque quis. Você toma pílula e não devia ter engravidado.
Namorada: Eu tomo pílula porque você não quer usar camisinha!


Cena 3

Uma noiva e sua amiga conversando minutos antes do casamento

Amiga:Como você pode casar com ele sabendo que ele a traiu.
Noiva: Ele não me traiu, quem me traiu foi você.

Foi um daqueles dias, em que passei horas morgada na frente da televisão.Fucei o acervo do netflix, bem condizente com sua mensalidade de 15 reais.  Assisti a três filmes aleatoriamente. E, surpreendentemente (ou não), os três mostraram a mesma lógica perversa: não importa o que aconteça, é sempre a mulher que erra, que provoca, que pisa na bola, que faz merda!

No filme da cena 1, após ter sua privacidade devassada na escola, uma adolescente passa a sofrer bulling e agressões sexuais de todos da sua turma. Meninos e meninas. Por outro lado, o garoto, que filmou a relação sexual que teve com a menina, é admirado por todos. As meninas querem ficar com ele e ao mesmo tempo maltratam a garota. Os meninos exaltam seu espírito garanhão e se sentem no direito de abusar sexualmente da menina.

No filme 2, a garota quer abortar e o namorado é contra. Seu argumento é que ela engravidou porque quis, pois a responsabilidade de tomar pílula era dela. Ela chama a atenção de que usava pílula porque ele não queria usar camisinha - ou seja, os dois fizeram um pacto sobre o método anticoncepcional. Mas ele parece não ouví-la e a força a mostrar sua cartela de pílulas para conferir quantas vezes ela deixou de tomar

Já no filme 3, o noivo foi namorado da amiga, antes de namorar a noiva. Mas aconteceu aquela velha história, terminou com uma, mas ficou com as duas. A noiva considerou isso uma traição, não do seu futuro marido, mas da sua amiga.

São filmes de países diferentes e os personagens dos três filmes são de classe média e alta. De todos os três, o primeiro me pareceu o mais crítico e o último totalmente acrítico.Eles retratam situações bem reais: a adolescente que é culpabilizada por ser vítima de violência, a mulher responsabilizada pela gravidez indesejada e questionada no seu direito de abortar, a raiva da mulher traída se vira contra a outra mulher e não contra o homem. O que mais me impressionou é que eu não estava procurando filmes que tivessem o machismo como tema. Eu estava só querendo passar um dia estatelada no sofá em frente à TV.


Filme 1: Despues de Lucia (México, 2012/ Direção: Michel Franco)
Filme 2 : La espera (Chile, 2011/ Direção: Francisca Fuenzalida)
Filme 3: O casamento do meu ex (EUA, 2010/ Direção: Galt Niederhoffer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha à minha petite maison :)